sexta-feira, 14 de junho de 2013

Para Roma, com Amor!



Roma é uma das cidades mais incríveis do mundo. Fato. Porém acredito que o que a torne tão especial nem seja a sua arquitetura, história e atrações fenomenais. O que de fato dá todo o charme a Roma são as pessoas, especialmente os turistas. De todos os lugares que já estive, com certeza foi onde mais se vê turistas por metro quadrado. E todos estão muito, mais muito felizes por estar ali. E é essa alegria no ar que torna Roma uma cidade tão mágica!

Mas apesar de toda a magia, vale um bom planejamento antes. Roma é um lugar incrível, e por ser tão turístico, acaba sendo um pouco caro.

Chegada: o Aeroporto Fiumicino (ou Leonardo da Vinci) é o principal de Roma. Se você precisar pegar um vôo de lá para outro país europeu, em especial pelas companhias low cost como Easy Jet, cuidado! Chegue com bastante antecedência, pois o fluxo de passageiros é intenso, as filas enormes e a confusão pode rolar solta. Para as companhias maiores acredito que não tenha muitos problemas, mas sempre chegue cedo. Para informações do aeroporto: http://www.adr.it/fiumicino

De trem, a maioria deles chega ou parte da Termini, que é a maior estação de Roma. É um outro local de fluxo intenso de pessoas. Fique muito atento com bolsas, malas e pertences. A melhor opção de chegar ao seu hotel é de metrô. Verifique a estação mais próxima do local onde vai ficar hospedado e compre seu bilhete. Você consegue fazer muita coisa a pé na cidade, mas sempre vale a pena comprar aqueles passes de 24 ou 48 horas. Só fique atento porque o metrô em Roma fecha cedo, em torno de 9 da noite.

Hotéis: aqui temos um ponto complicado de Roma. Perto da Termini você encontra muitos hotéis com preços até que bem razoáveis. Porém lá não é o melhor local para se ficar na cidade, por ser muito distante das principais atrações. A melhor pedida é ficar mais perto do Vaticano, porém ai os preços são um pouco mais caros.

Eu quando estive em Roma fiquei em um B&B muito simpático chamado Vatican City Inn. O dono da casa, Gianluca é um cara muito simpático, os quartos são muito confortáveis, tudo limpíssimo e o café da manhã muito gostoso. Você ainda pode usar o microondas e o frigobar para guardar alguma coisa e ele disponibiliza o computador dele para uso, além do rede wi-fi.

Para maiores informações: http://www.vaticancityinn.com/

Atrações: para aproveitar Roma, com certeza vale a pena ficar no mínimo 3 dias na cidade. São diversas atrações e coisas para conhecer.

Imperdíveis: Coliseu, Pantheon, Fontana di Trevi, Piazza Navona e Piazza Spagna. Esses lugares são indispensáveis para conhecer e sentir o clima da cidade.

Recomendados: Monumento a Vittorio Emmanuelle II e arredores, Castelo Sant'Angelo, Campo de Fiore e arredores.

Vaticano e igrejas: para quem é Católico, Roma é uma cidade ainda mais especial, pois além do Vaticano se tem inúmeras igrejas de vários santos de devoção. Mas mesmo para quem não segue a religião é sempre possível admirar a beleza das igrejas e observar a fé dos devotos do mundo todo.

Comida: não só em Roma como na Itália toda, a pizza e as massas estão por todos os lados. As pessoas almoçam pizza, o que para nós soa um pouco estranho. Mas por ser muito turística, a cidade tende a oferecer aquilo que a Itália tem de mais tradicional. Portanto vá preparado para comer todos os tipos de massa e encontrar pouca diversidade de carnes.

Língua: na Itália de forma geral o inglês não é tão falado, mas em Roma pelo fato de ser extremamente turística é possível se virar com o idioma. O italiano em si não chega a ser impossível de entender, e para eles as vezes chega a ser mais fácil entender o português do que o inglês. As pessoas na rua costumam ser simpáticas, mas cuidado com quem trabalha no comércio, pois a maioria é um pouco estressada e sem paciência para se prolongar muito tentando entender alguma língua que não o italiano.

No mais é só aproveitar as maravilhas desta cidade inesquecível! Boa viagem! 

Um comentário:

  1. Na minha última viagem a Roma descobri que é muito mais barato ir do aeroporto para a Termini e vice versa de ônibus leito do q de trem. Sem falar no custo. 3x mais barato e o tempo gasto é o mesmo. ..

    ResponderExcluir