sábado, 1 de junho de 2013

Veneza - de volta ao passado
















Veneza é inegavelmente uma cidade belíssima. Um dos pontos mais bacanas da cidade é a sensação que ela transmite de realmente proporcionar uma volta ao tempo. Não existe nada, nada moderno. Tudo é extremamente antigo. Outro fator que também colabora para esta volta ao tempo é o fato de você não ver carros, nem ônibus, nem metrô ou qualquer outro tipo de locomoção que não seja o barco. Mas vale ressaltar que Veneza é uma cidade pequena, e 2 dias são o suficiente conhece-la.


Chegada: A chegada pelo aeroporto é bastante tranquila, já que ele é bem pequeno e fácil de se locomover. Para chegar aos principais pontos da cidade é necessário pegar o barco, mais precisamente o vaporetto. Atenção! Dependendo de onde o seu hotel está localizado, a viagem de barco pode ser bem longa e lenta...

Site do aeroporto: http://www.veniceairport.it/

Informações sobre o transfer de barco saindo do aeroporto: http://www.alilaguna.it/

Transporte: os barcos são a única forma de se locomover pela cidade, e eles não são propriamente rápidos. Apesar de todo o charme que eles oferecem e a vista maravilhosa, tenha em mente que ficar a todo momento tendo que utilizar este meio de transporte pode ser demorado e caro! Assim sendo, planeje bem onde você vai ficar hospedado para evitar transtornos e gasto excessivo com transporte. Vale ressaltar que a gôndola NÃO é um meio de transporte. Ela é só para turistas mesmo que querem ter o prazer de fazer esse passeio tão tradicional pelos canais. O valor em média para duas pessoas chega a 80 euros.

Hotéis: de antemão já vale a pena avisar que hotéis em Veneza são uma loteria. São vários os relatos de pessoas que tem problemas com reservas ou com o quarto. A estrutura dos hotéis é velha e muita coisa não funciona. Achar o hotel também é uma aventura. O nome das ruas se repete muito em Veneza, e mesmo em uma mesma região você encontra três ou quatroruas com o mesmo nome! Mas não se desespere. Caso isso ocorra vá a um hotel e pergunte a um atendente,  porque eles conhecem os demais hotéis e podem te ajudar a encontrar o seu se você estiver perdido.

Dito isso, você tem duas opções que acredito serem mais vantajosas: ou fica em um hotel perto da estação de trem Santa Lucia (de onde saem a maioria do trens para o resto da Itália e outros países) e aproveita as comodidades de uma região mais central, ou então fica em São Marco e fica perto das principais atrações turísticas, mesmo que em termos de comodidades você saia perdendo. Tenha em mente também a questão das malas. Para quem viaja com muita bagagem, ficar na região central talvez seja uma opção menos cansativa.

Atrações: Obviamente que as principais estrelas de Veneza são a Praça de São Marco e a Catedral de São Marco. Vá preparado que a fila para entrar é enorme! O Gran Canal também é maravilhoso, lindo demais. A Ponte de Rialto, o Teatro La Fenice e o Peggy Guggenheim Collection são outras boas opções para completar seu roteiro em Veneza.

No mais, aproveite sua estadia neste cidade única, se perca em suas ruelas que mais parecem labirintos e viva a experiência de navegar pelos seus canais. Boa Viagem!
                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário