terça-feira, 2 de julho de 2013

Atenas - Ruínas e história

Depois de Roma, achei que seria um interessante contraponto ir a Atenas, outro famoso império que representa o início da civilização. Mas se ambas cidades apresentam o mesmo patamar histórico, turisticamente falando Atenas está muito distante de Roma.

Se a capital da Itália está repleta de atrações, Atenas segue pelo lado oposto. De todas as capitais que já estive até hoje, com certeza foi a que apresentou menos coisas para se fazer. Mas o Parthenon e a Acrópole como um todo são senhoras atrações!  Eu optei por ficar 4 dias na cidade, o que vendo hoje considero um exagero. Dois dias são suficientes para se conhecer os principais pontos de Atenas e aproveitar de forma satisfatória o que a capital grega tem a oferecer.



Chegada: o aeroporto Venezielos é bem pequeno e fácil de se locomover. Não existem vôos saindo direto do Brasil para a Grécia, sendo necessário fazer conexão em alguma cidade das principais companhias europeias. Uma opção é conseguir um bom preço para alguma das principais capitais e de lá pegar um vôo para Atenas pela EasyJet. É possível conseguir bilhetes por 40 euros em média, com saídas de Roma, Paris, Londres, Berlim e Milão.  Por ser um país distante, não existe muita ligação de trem e a melhor maneira de chegar é de avião mesmo.

Transporte: pela dificuldade da língua e da escrita, Atenas não é um local extremamente fácil de se locomover. Fora da região central, poucos falam inglês também, o que agrava ainda mais a situação. Portanto se o seu hotel não fica no centro e nem perto de um metrô, recomendo fortemente pegar um táxi, pois é muito difícil conseguir informações com os locais. Para andar na cidade o metrô é a melhor opção, mas fique atento! Os fiscais estão sempre de olho em estrangeiros para verificar a validade do bilhete, e loucos para aplicar multas nos pobres turistas. Portanto valide sempre seu bilhete e respeite o horário limite de uso.

Hotéis: Atenas está longe de ser uma cidade cara como Roma, Paris ou Amsterdã. Porém com a crise os preços não estão muito baixos também. É possível portanto conseguir hotéis razoáveis por um preço justo. A questão é que fora do eixo do centro, alguns bairros mesmo que não muito distantes e com fácil acesso pelo metrô podem ser meio ermos e escuros a noite. Fique muito atento para a qualidade dos hotéis também, muitos apresentam estrutura velha e pouco confortável.

Vale dar uma olhada no Booking e ver as recomendações dos locais antes de escolher o seu hotel.

Atrações: A Acrópole é com certeza a grande atração de Atenas. Ver o Parthenon e as ruínas que remetem ao início da civilização é com certeza algo mágico e emocionante. Dica: domingo a entrada é grátis.

Site oficial com as informações: http://odysseus.culture.gr/h/3/eh351.jsp?obj_id=2384



Monastikari: é a região de comércio mais tradicional, com mercado de pulgas e outras lojas populares. É bastante pitoresca e possui alguns lugares bem bacanas ao ar livre para fazer um almoço ou jantar. É com certeza um lugar obrigatório.

Syntagma e Plaka: a praça principal de Atenas e o bairro de Plaka podem ser feitos a pé e rendem um ótimo passeio. O comércio é farto e com lojas de todos os tipos. São bons lugares para comprar lembranças e conhecer um pouco mais da região central da cidade.

Culinária: Atenas pode ser uma cidade de poucas atrações, mas em termos de comida é uma cidade muito especial. Não deixa de experimentar o Gyros no restaurante. Eles são servidos bem cortados, com acompanhamentos no prato com fritas, molho e salada. É realmente muito gostoso. O churrasquinho grego de rua também pode ser encontrado. O iogurte grego também vale ser experimentado, ele pode ser degustado puro ou com acompanhamentos no mesmo estilo dos frozen yogurts que temos aqui no Brasil, com frutas e cereais. É bem diferente do industrializado que vende no supermercado.

Outro fato curioso é que em qualquer lugar que você vá comer em Atenas, ao sentar a mesa eles já servem um copo cheio de água como um sinal de boas vindas. As porções são fartas e o atendimento nos restaurantes é bastante bom, o que infelizmente não chega a ser a tônica de todos os habitantes da capital grega.

Dica: Cake Ermou (Atual Chemin)



A Chemin é um delicioso café em Atenas que fica na Ermou, bem pertinho ali da Syntagma. O ambiente é muito bacana e o atendimento espetacular. Não deixa de conversar com a Olga, pois além de muito simpática ela conhece muitas dicas bacanas da cidade e com certeza vai ter ajudar caso você precise de alguma informação. Além disso, os bolos, tortas e o café são divinos! Não deixe de ir.

No geral Atenas é uma cidade bastante interessante, porém muitos dizem que realmente é um complemento para as principais atrações da Grécia, que são as ilhas. Eu não tive oportunidade de conhece-las, mas a experiência de estar em Atenas foi satisfatória, apesar de não valer a pena ficar muitos dias. É um lugar de contrastes, de ótima comida e um povo ora mal encarado, ora super simpático. Esteja preparado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário