terça-feira, 28 de maio de 2013

Como definir um Roteiro pela bela Itália?



Itália! Um dos países mais deslumbrantes do mundo. São muitas cidades que podem ser visitadas, com inúmeras coisas para ver e fazer. E viajar pelas cidades é muito fácil, já que você pode fazer tudo de trem. Basta planejar bem e se aventurar pela Vecchia Bota!

A questão mais importante lá é definir um roteiro para poder otimizar o seu tempo ao máximo, já que são muitas as cidades que valem a pena serem visitadas. Assim sendo, confira no site da Trenitalia (http://www.trenitalia.com/) os melhores horários e valores das passagens para planejar sua rota.

Acredito que o mais fácil seja sempre começar pelo norte, pois existem muitos vôos tanto para Milão como para Veneza, e terminar sua viagem em Roma. Não recomendo fazer o caminho inverso, começar em Roma e terminar em Milão, por exemplo, pois a capital da Itália é um lugar muito incrível e especial, e você vai acabar mesmo que involuntariamente querendo compara-la às outras cidades, o que pode tirar o charme das demais.

Início em Milão: Depois de conhecer a cidade mais moderna da velha bota, uma boa pedida é seguir de trem para Gênova. De lá, já vale seguir para a região da Toscana. Para conhecer a famosa região vale a pena montar sua base em Florença. De lá você consegue fazer bate-volta para Pisa, CortonaLucca. Como são cidades pequenas, você consegue ir logo cedo e voltar no fim da tarde. Vale a pena ficar em Florença por ser uma cidade maior, com mais comodidades e facilidades como supermercados, lavanderia, comércio e hotéis. Reserve ao menos 4 dias para explorar essa região. Depois de desbravar a Toscana, siga para a Umbria. Por lá a maioria dos  turistas brasileiros se sente orbigado a passar por Assis, mas Perúgia é uma excelente opção na região, uma linda e calma cidade. De 2 a 3 dias são suficientes para conhecer a região.  E para finalizar, Roma! Fique ao menos 4 dias nesta maravilhosa cidade, que tem inúmeras atrações e coisas a fazer.

Início em Veneza: Para quem quer começar pela romântica Veneza, uma boa opção é seguir para Bolonha, uma cidade mais tranquila. De lá se pode fazer um bate-volta para Ravenna. Deixando a região da Emilia-Romagna, siga para a Toscana e siga o mesmo trajeto do roteiro acima até o chegar em Roma.

Vale ressaltar que muitas cidades possuem uma infra-estrutura muito antiga, e facilidades que encontramos no Brasil como supermercados abertos até tarde e no final de semana não existem!! Portanto vale a pena montar sua base em cidades maiores, e de lá fazer o bate-volta para as outras menores. Os hotéis na Itália também não são muito baratos, e as vezes ficar hospedado em um mesmo hotel por mais dias pode render um desconto.

Nos próximos posts seguem as dicas do roteiro que fizemos em 2012, que passou por Veneza, Florença, Pisa, Perúgia e Roma.


Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário