sábado, 25 de maio de 2013

Amsterdã (Amsterdam): A cidade da diversão















Já estivemos duas vezes em Amsterdã, a primeira em março de 2012 e a segunda em abril de 2013. É um dos destinos mais procurados na Europa e com certeza vale uma visita de no mínimo 3 dias.

Saindo aqui do Brasil, a KLM é sempre uma das melhores opções. Com saídas tanto do Rio de Janeiro como São Paulo, o vôo até o moderno aeroporto de Schiphol dura em média 11 horas. O serviço da KLM é muito bom, portanto sempre consulte a empresa se estiver pensando em ir a Holanda.

Chegada: a chegada em Schiphol pode a primeira vista assustar um pouco, já que o aeroporto é enorme! Mas fique calmo, ele é muito bem sinalizado. A melhor maneira de chegar ao centro de Amsterdã é indo de trem. O bilhete custa 6 euros em média, e você pode comprar na máquina ou no balcão da NS, a empresa de trem holandesa. Peça o bilhete para Amsterdam Centraal. De Schiphol a Centraal você leva em média 15 minutos.

 Site da empresa de trem: http://www.ns.nl/en/travellers/home

Hotéis: o melhor é sempre tentar ficar em um hotel ali por perto da região central. Ficando ali você consegue fazer praticamente tudo a pé. O problema é que os hotéis em Amsterdã estão uma fortuna! Uma média de 3 noites não está saindo por menos de 800 reais. Para quem topa ficar em Albergues e dividir banheiros, sempre existem opções mais em conta. Outra saída é ficar em guesthouse. Existem muitas opções, mas geralmente e em bairros paralelos ao centro, como Oud-West ou De Pijp. O valor em média custa 50% menos que um hotel.

Transporte: para quem não vai ficar no centro, a melhor opção é o Tram. A passagem custa pelo período de 2 horas 2,80 euros em média. É possível comprar bilhetes de 48, 72 ou 98 horas. O de 4 dias custa em torno de 21 euros, e você pode usar quantas vezes quiser. Táxis são caros, mas para uma única corrida e não muito longa pode valer a pena.

Para maiores informações sobre o transporte em Amsterdã: http://en.gvb.nl/pages/home.aspx

Atrações: em qualquer lugar que você está visitando, sempre existem aqueles pontos obrigatórios, aqueles que são recomendáveis visitar e outros um pouco mais exóticos, por sua conta e risco. A cidade tem muitas atrações e coisas a visitar. Vale a pena planejar um pouco antes o seu tempo.



Obrigatórias: Anne Frank House, Van Gogh Museum, Passeio de Barco pelo canal, Mercado das Flores, Red Light District, Museumplein.

Recomendadas: Openbare Bibliotheek (Biblioteca Central), Rijksmuseum, Vondelpark, Concertgebouw, EYE Museum.

Rua para fazer compras: Kalverstraat.

Rua para sair a noite: Leidseplein.

Cidades Vizinhas (Bate-volta): para quem vai ficar em Amsterdã por mais de 5 dias, sempre existe a opção de fazer um bate-volta para outros locais de trem. Quem estiver afim de conhecer as outras cidades mais famosas da Holanda, Haia é a opção mais próxima (custa cerca de 20 euros ida e volta) e a viagem leva 50 minutos. Rotterdã é um pouco mais longe, leva cerca de 1 hora e 20 minutos. É possível também ir para Bruxelas, sendo que a viagem leva cerca de 2 horas e meia e o valor é de em média 50 euros ida e volta. Todos esses destinos podem ser feitos com a companhia NS, cujo link passei ali em cima. Vale a pena comprar na hora mesmo para dentro da Holanda, e com 1 dia de antecedência quando for para Bélgica.

Para Bruxelas, acesse também o site da Thalys e veja as opções e preços disponíveis:

Tags: De Amsterdã a Bruxelas de trem. De Amsterdã a Haia de trem. De Amsterdã a Rotterdã de trem.

Idioma e Costumes: o idioma oficial é o holandês, porém na Holanda todos falam inglês. Quem só fala português ou espanhol vai passar apuros. As pessoas são educadas, mas muito práticas e não costumam perder muito tempo tentando ajudar quem não fala ao menos inglês. Em relação aos costumes gerais, tudo super tranquilo, afinal a Holanda é um país super aberto e avançado. Só não vale querer abusar, pois as leis também são severas.

Culinária: Amsterdã é uma cidade muito cosmopolita em termos de comida. Existem restaurantes dos mais variados tipos, de brasileiro à indiano, passando pela onipresente cozinha italiana e árabe. Para quem estiver afim de ir fundo e se aventurar, boas opções são a sopa de ervilha (erwtensoep) e o arenque crú. Se estiver menos empolgado, não deixe ao menos de provar um croquete e um delicioso stroopwafel.

Alguns lugares bacanas:

Maoz - Opção vegetariana para quem gosta de falafel. Você pode escolher sua opção de falafel por em média 5 euros e abastecê-lo de salada quantas vezes quiser. Todas as lojas também vendem as típicas batatas fritas belgas, muito populares na Holanda.

La Place - Este restaurante é uma excelente opção para quem não quer ir a algum lugar e ter que escolher algo do menú, pagar caro e não gostar. No La Place você tem diversas opções entre lanches, pizzas, café, peixes, grelhados, sucos. Tudo já está pronto, você mesmo pega, coloca na bandeja e paga no caixa pelas porções escolhidas. Tudo muito simples, fresquinho e delicioso.

Cafe de Jaren - Pertinho do Mercado das Flores, este café tem uma área interna muito bacana, e a parte dos fundos fica de frente para o canal. É um opção bem gostosa sentar e tomar um café, comer lanches, sopas ou tomar um drink e apreciar uma bela vista. Os preços são satisfatórios e o atendimento muito bom.

Febo: é o local com os croquetes mais tradicionais, daqueles que você coloca a moedinha e tira o croquete quentinho para comer. Delícia por uma preço bem em conta.

Basicamente acredito que seja isso. Vale lembrar que Amsterdã é um bom ponto estratégico para quem quer fazer uma viagem de múltiplos destinos pela Europa. Faça o teste e deixe Amsterdã para o final da viagem. Quase sempre o preço da volta por Amsterdã fica mais em conta.

















Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário