segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Descendo a Andaluzia: Córdoba

 O grande negócio de uma viagem é deixar levar-se pelo lado observador, seja pelos hábitos locais, estilo de vida, cultura, gastronomia e rotina. É deixar o "turista" esquecido em algum lugar e entrosar-se com o dia a dia da cidade, vila ou povoado e seu povo. É assumir uma nova identidade. A identidade de VIAJANTE.

Córdoba é um município da província de mesmo nome, localizada na região da Andaluzia, sul da Espanha. Fora do circuito Madri-Barcelona, essa cidade reúne a linda arquitetura moura, a influência árabe marcante e as tradições católicas em um cenário espetacular, com gente muito simpática e atenciosa.


Chegada: a partir de Madri o viajante conta com trens, avião ou ônibus para deslocar-se à Córdoba. Ao optar pelo trem o viajante fará o percurso em aproximadamente 2:30 horas. As saídas são várias desde as primeiras horas da manhã desde a estação Atocha, a principal da capital espanhola. O bilhete pode ser adquirido via internet ou nos balcões da rede ferroviária nacional (RENFE). http://www.renfe.com/
Chegando a estação central de Córdoba um meio simples e fácil de locomover-se ao centro histórico é o ônibus. Pegando o de número 3 você estará próximo a tudo em menos de 15 minutos. Dentro do ônibus as paradas são sinalizadas por meio de um letreiro eletrônico. Tudo muito claro e acessível ao viajante.


Hospedagem: Córdoba conta com diversos tipos de acomodações, desde albergues, quartos compartilhados, individuais, casas e apartamentos para aluguel e hotéis. Em nossa opinião quaisquer que sejam as acomodações o mais vantajoso é estar na parte histórica da cidade, onde está a maior parte das atrações e quase todas acessíveis a pé. Optamos por alugar uma casa no centro histórico a 300 metros da mesquita de Córdoba (o ponto mais visitado da cidade).





Facilidades: a cidade conta com sortimento de supermercados, lojas de conveniência e de departamentos, o famoso "El Corte Inglés", shopping center, ampla variedade de bares, restaurantes e afins.


Passeios: Sem sombra de dúvida o ponto alto de Córdoba é a sua imponente mesquita-catedral, datada do século X. Nessa época Córdoba era a cidade mais próspera da Europa, sob o domínio islâmico. No ano de 1236 a cidade foi reconquistada pelos cristãos e a mesquita converteu-se em catedral. É patrimônio mundial da humanidade. As entradas podem ser compradas nas bilheterias locais ou por meio do site.





No Alcázar de los Reyes Cristianos o viajante poderá deslumbrar-se com um fantástico jardim e  residência medieval dos reis católicos Isabel de Castela e Fernando II de Aragão.




Judería Cordobesa: região ocupada pelos judeus entre os séculos X e XV, fica próximo a mesquita. Ali pode-se ver a sinagoga, o museu taurino e casas com os tradicionais jardins cordobeses. Tudo a pé.

Jardins e Pátios de Córdoba: por todo o centro histórico encontram-se jardins e pátios floridos os quais pode-se fotografar e admirar por horas. Deixe-se levar pelas ruas da cidade; seguramente haverá uma boa surpresa em cada esquina. Tudo muito fácil e o risco de perder-se é mínimo.

Um espetáculo a parte é a celebração da Semana Santa. Um desfile de andores e bandas militares percorre as ruas do centro histórico durante toda a semana com início às 17:30 e término a meia-noite. As pessoas aglomeram-se nas estreitas ruelas para acompanhar o desfile, rezar e acompanhar os ritos que antecipam a sexta-feira da paixão. Por onde passar, o viajante verá pessoas com indumentária religiosa e senhoras usando "mantillas". Um espetáculo de fé e altíssimo valor cultural. Totalmente grátis.





Comer e beber: aprecia-se muito da culinária árabe em Córdoba. Hummus com legumes, cordeiro e carneiro são muito consumidos, além da tradicional, espetacular e rica cozinha da Andaluzia. O prato típico, o Salmorejo Cordobés é uma deliciosa sopa de tomates, ovo cozido e "jamón serrano" (o tradicional presunto espanhol). O salmorejo é servido em praticamente todos os lugares e uma opção típica para que o viajante se sinta o mais em casa possível.

Um lugar que recomendamos é o restaurante "La Bicicleta". Possui ambiente informal, descolado, numa mistura de restaurante, bar e casa de sucos. Agrada aos amantes de peixes, vegetarianos, pessoal da "geração saúde" e conta com um atendimento simpático e ágil.
https://www.facebook.com/labicicletacordoba




Tivemos uma grande e grata surpresa em chegar a Córdoba durante os festejos da semana santa; poder estar entre gente tão interessante, vibrante e cordial. Pelos dias de calor e pelo clima arabesco com a pegada marcante que o povo espanhol tem e que faz dessa região a marca e a atração para os espíritos livres dos viajantes do mundo.
Seguramente voltaremos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário