terça-feira, 6 de agosto de 2013

Bogotá con mucho gusto


Inicio a postagem com um slogan que por algum tempo marcou todas as minhas visitas a Bogotá (ou, Santa Fé de Bogotá, seu antigo nome): Colômbia, o único risco é o de você não querer ir embora. 

E era assim que me sentia todas as vezes em que retornava à minha terra. Simplesmente não queria partir dessa linda cidade (especificamente Bogotá), mesmo sabendo que na semana seguinte estaria retornando, por sorte, aliando o trabalho ao prazer de passar 1 ou 2 dias nessa encantadora terra.

O turista que procura Bogotá como destino de viagem encontrará uma cidade repleta de atrações e passeios; uma abrangente vida cultural com o toque de latinidade que nosso continente tem a oferecer. 

Chegada: Se para Buenos Aires não faltam opções a partir do Brasil o mesmo não se pode dizer de Bogotá. Somente duas companhias aéreas atendem o destino a partir de Guarulhos, ambas com voos diretos: Avianca e LAN Colômbia. Por tratar-se de um voo de 6 horas de duração, opte por chegar em Bogotá ainda de dia, pois a cidade tem muitas coisas para oferecer já logo após a chegada.

Chegando ao aeroporto internacional El Dorado: o aeroporto está localizado a 15 quilômetros do centro da cidade, sendo servido por linhas de ônibus e táxis. Como primeira vez em Bogotá, sugiro o táxi como opção inicial para o deslocamento aeroporto / hotel. Em minha opinião é uma excelente relação custo / benefício. Caso prefira seguir em ônibus, há o de número 25/Germania que deixa o turista no centro da cidade.

Câmbio e dinheiro: a moeda local é o peso colombiano com cotação aproximada de 1000 pesos colombianos x 1 real. Os cartões de crédito são amplamente aceitos nos estabelecimentos comerciais da cidade, mas devido as altas taxas de transações monetárias de nosso país prefira pagar "em cash" e evitar dívidas após a chegada ao Brasil. Simplesmente não vale a pena. 

Hotéis: Bogotá é uma cidade recheada de opções de acomodações. Desde hotéis 5 estrelas a apartamentos de aluguel por dias, semanas ou temporadas a albergues da juventude. Para que o viajante aproveite intensamente o que Bogotá tem a oferecer sugiro acomodações junto ao bairro da Candelária, a região histórica da cidade. Outra opção é hospedar-se na zona rosa ou " T ", essa a região das baladas bogotanas.

Para buscar acomodações em Bogotá: http://www.booking.com/

Atrações: o que não falta em Bogotá é uma boa opção de entretenimento. São as mais variadas atrações para todos os gostos e públicos. Belezas naturais, museus, parques urbanos e uma vida noturna agitada fazem parte da rotina dos habitantes locais e encantam todos os turistas.

Candelária: o bairro histórico de Bogotá é reduto de teatros, bares, lojas de artesanato, museus, entre outros. A partir dessa região desenvolveu-se a cidade de Bogotá. Excelente lugar para um passeio durante o dia ou a noite.

Cerro de Monserrate: é o símbolo de Bogotá. Está a 3.152 metros acima do nível do mar e conta com um santuário no cume. A partir daí tem-se uma linda vista de toda a cidade. O acesso dá-se por meio de um "funicular" ou de bonde teleférico.  A caminho do Santuário pode-se ver esculturas que representam as 12 estações do calvário de Cristo. O cume conta ainda com um restaurante, quiosque de lanches e lojas variadas de artesanato. http://www.cerromonserrate.com/


Quinta de Bolívar: a casa transformada em museu serviu de residência para o libertador Simón Bolívar após a guerra da independência. Com visitas guiadas ou não, é uma boa opção cultural sobre a história desse líder. Dica: ao sair não deixe de tomar um café no "Café da Saudade", um agradável espaço localizado em frente ao museu, e atrás da Universidade dos Andes. http://www.quintadebolivar.gov.co/Es-es/Paginas/default.aspx


Museu Botero: inaugurado no ano 2000 no bairro da Candelária e organizado a partir de doações do artista plástico Fernando Botero. Possuí acervo de 123 obras do pintor colombiano além de outras 85 obras de artistas internacionais. Imperdível. Ao sair não deixe de provar o legítimo café colombiano na cafeteria Juan Valdéz, localizada praticamente em frente ao museu.



Museu do Ouro: fundado em 1939 é dedicado aos trabalhos pré-colombianos que utilizam o ouro da região como material principal.

Outros pontos de interesse: Plaza Mayor, Catedral Metropolitana, Parque Salitre, Torre Colpatria.
Aproveite a caminhada e visite as inúmeras igrejas de Bogotá. Seus interiores reservam uma agradável surpresa, constituindo um rico acervo religioso.

Culinária: Bogotá é uma cidade com valiosas opções gastronômicas. Recomendo duas e um delicioso prato típico que pode ser encontrado na maioria dos estabelecimentos e um "coringa" para os momentos de caminhada pela cidade.

Andrés Carne de Res: é um lindo restaurante muito bem decorado. Um misto de restaurante, bar e "balada". Sempre muito animado e com boa comida é a opção completa para quem procura tudo no mesmo lugar. Fechado às terças-feiras. http://www.andrescarnederes.com/es/

WOK: esse moderno (e concorrido) restaurante é especializado em comida asiática. Carnes, pescados e uma variada seleção vegetariana completam o cardápio. Excelente relação custo / benefício. Possui um bom e ágil atendimento. Recomendo os restaurantes localizados na Zona Rosa e no Shopping Center "Gran Estación".

Dica: caminhando pela cidade permita-se provar os típicos tamales colombianos. Esse prato típico leva carne de porco, ervilhas, milho, alcaparras. Todos os ingredientes são cozidos em folhas de bananeira.

Uma vez em Bogotá, sinta-se às portas do Caribe e entregue-se a uma boa salsa. Há vários lugares para dançá-la, onde os pés de valsa dão um show aos nativos e a muitos turistas. Sugiro os "clubes" localizados na Zona Rosa ou " T  ", o reduto dos bares e baladas bogotanas. Lá pode-se encontrar um bom divertimento no Salomé Club Social.

Aproveito para fazer elogios ao lindo e extremamente educado povo colombiano e dizer que, concordando com o parágrafo inicial sempre senti uma certa tristeza em partir. Espero voltar a essa encantadora cidade e expressar aos meus amigos bogotanos o meu sincero e caloroso MUCHAS GRACIAS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário